20 de janeiro de 2011

MOTIVO


“Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.” (Carlos Drummond de Andrade.)



Estes versos, Drummond,
Estes versos
e este conhaque, que te comove
(para alguns não valem nada!)
Estes versos, Drummond,
que me preocupam:
De que forma pensas tanto em ti?

Na Avenida, caminha José,
sem sina – o sonho –sem tino.
Tudo que ele quer é terminar
o trabalho, e deitar-se em uma rede.

Olha o Brasil, Drummond, que povo unido!
As crianças, de mãos atadas,
perdem seus pais – o país!
quantos dançam a mesma falsa marcha
ordem! – e se calam.

O mundo, Drummond, é tão grande:
as maravilhas que Deus nos deu,
eu desconheço as infinitas,
mesmo assim me vigio.

Pequeno, Drummond, que sei,
a querência que me come,
a luz que me afasta
o que me move, a revolta.

Clayton Pires

Nenhum comentário: