27 de março de 2011

Chavão



Um anjo, eu quero! Um anjo!
Não me venha falar desta imagem –
O sobre algum conhecimento literário,
Da gramática ou das palavras simples, mal escolhidas:
Eu quero um anjo sem sexo! – precisa ter nexo
 Todo o verbo que a gente dita ou pede ou faz?
É simples a mensagem da vida – a poesia!
 – E toda a graça que há no fim.
Somos presos a essa melancolia adjetivada
A essas dúvidas e sentimentos momentâneos
Ao filme real que passa em nossos olhos – lembranças!
Ou silêncio – sendo uma  doce bala,
Ou uma arma – Estando feliz
 E sem nada que pese a consciência
 Ou preocupado, querendo fugir da carga  –  O trem!
Posso até falar: Dos homens de coragem que dizem
atrás das paredes – Ele é louco – Está doente – Um desligado!

Eu só quero um anjo!
– Pode ser fantasia ou até convicção
 (O real é o que há de palpável aos olhos)
Eu insisto! Um anjo! – e todas as repetições
E todos os lugares comuns que prezem em folhas
(que digam paixão ou inquietação ou fome)
Que me apareça do nada – como uma luz! Que se apaga.
Um anjo! Não me ouve? Um anjo!
Que simplesmente dê um caminho
– Me tire essa doença–
Essa alusão de que o mundo é um vácuo
Onde o nada impera.
Um anjo! Que pise de forma errada.
Que me cegue, para desejar o caminho contrário.
Que me mostre – realmente – que aparência não diz nada.
Que seja tão escroto quanto esse texto sem assunto
 E forma pré-projetada.

 Clayton Pires

4 comentários:

Úrsula Avner disse...

Oi Cleyton,

e quem não deseja um anjo do bem sempre ao lado hein ? Lembrei-me do filme Cidade dos anjos... Tocante ! Grata por sua visita e comentário. Um abraço.

paula garcia disse...

Clayton
todos desejamos um anjo em nossas vidas, principalmente, se ele for carinhoso, atencioso e muito romantico, ai fica melhor ainda.
bjs saudades....

Tire o Dedo do Meu Blog disse...

Quem não quer um anjo assim, que pise de forma errada?
Adoraria conhecer um.
Grande abraço
Carlos Brandão, de Goiânia

Anita disse...

Perfeita imperfeição...raro encontar anjo assim...e quando encontra ele vive longe ou está acorrentado, ainda q tenha asas pra voar...mas por ser anjo e encantado, a gente dá um jeito pelas madrugadas e se encontra nas estrelas.